Vila Marambaia, em Itacaré, vai receber água tratada
A apresentação do novo sistema de abastecimento de água em Vila Marambaia, no município de Itacaré, foi promovida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) na tarde de ontem (segunda-feira) numa reunião com a comunidade. O sistema deve entrar em operação dentro de 15 dias, segundo anunciaram técnicos da Embasa, que explicaram o funcionamento dos equipamentos, detalharam a cobrança das tarifas e enfatizaram a recomendação do uso racional da água.
O sistema vai abastecer, além de Vila Marambaia, as localidades de Campo Seco e Baixa da Ribeirinha, além de parte da sede de Itacaré. Com investimentos próprios de R$1,3 milhão, a Embasa construiu o sistema que conta com uma estação de tratamento convencional para realizar os processos de coagulação, floculação, decantação, filtragem e desinfecção da água bruta. A estação foi projetada para tratar 130 mil litros/hora e reaproveitar a água de lavagem dos filtros, além do lodo resultante de todo o processo. Para garantir a distribuição da água, foram construídos dois reservatórios com capacidade para 150 e 200 metros cúbicos e vai assentados 12 quilômetros de tubulação, incluindo adutora de água bruta, adutora de água tratada e rede distribuidora.
Inicialmente, estão previstas quase 300 ligações, beneficiando diretamente a população local estimada em 2 mil pessoas. O gerente da Divisão de Operação da Unidade Regional da Embasa em Itabuna, engenheiro Danilo Gomes, adiantou que o sistema tem capacidade para atender ao crescimento da comunidade nos próximos 20 anos. Já o gerente comercial, Adnovaldo Borges, ressaltou que os portadores do cartão Bolsa Família têm direito à tarifa social. A reunião foi articulada pela assistente social Cibele Fontes, da Embasa, junto às lideranças locais.
O líder comunitário Charles Anes, presidente da Associação de Parceleiros de Vila Marambaia, diz que a obra concretiza “é um sonho de toda a comunidade”. Outro morador, Paulo Sérgio Santos, revela que a água vai tratada vai favorecer, além da melhoria da saúde, um incentivos aos negócios. Proprietário de casas de aluguel na área, ele diz que agora vai poder cobrar um valor mais justo.